• WhatsApp Whatsapp (31) 99283.3757

  • Telefone Televendas (31) 2106.6000


Back to Top

Geometria de Suspensão


Ângulos de Geometria (Câmber, Cáster, Divergência e Convergência)


Câmber: É o ângulo formado pela inclinação da roda em relação a um plano vertical. Um ângulo “camber” incorreto causa desgaste irregular na banda de rodagem do pneu e também anomalias na direção do veículo.


Paralelismo (Convergência “Toe-in” ou Divergência “Toe-out”): Durante a marcha em retilíneo do veículo é indispensável que haja um perfeito paralelismo tanto entre as rodas dianteiras como traseiras, para que os pneus não sofram arrastamentos. Para compensar a tendência de abertura das rodas, devido à resistência ao rolamento dos pneus e às folgas do sistema de direção, ou fechamento devido à força motriz, é recomendado para cada modelo de veículo, um determinado valor de convergência ou divergência que deve ser mantido para se obter dos pneus o máximo de aproveitamento.

Caso o veículo trabalhe com a convergência ou divergência fora das especificações, os pneus sofrerão um desgaste prematuro e irregular, devido ao contínuo arrastamento das rodas.

Fonte: Pirelli